Mindfulness é um termo inglês (que tem sua origem no Pali) e é comumente traduzido para o português como atenção plena. Este termo vai muito além, significa a consciência do momento presente, de forma intencional, com aceitação e curiosidade.
Pesquisas afirmam que somos mais felizes quando realizamos as atividades em nossas vidas com presença, ou seja, fazendo o que estamos fazendo atentos e conscientes de cada ato. Mindfulness é uma ferramenta capaz de ajudar você, e todos os outros seres humanos, a desenvolver essa habilidade de presença.
Ao utilizarmos a palavra mindfulness podemos estar nos referindo a prática meditativa de atenção ao estado mental do momento presente no dia-a-dia ou até mesmo aos programas curriculares que desenvolvem essa habilidade.
O estado mindful é o contrário do estado do piloto automático. Você já dirigiu até um local e quando percebeu que estava indo para outro? Quando tomamos atitudes como esta, estamos em nosso piloto automático.
Dirigir para o lugar errado, de forma geral, não produz grandes problemas. Mas, e tomar decisões importantes no piloto automático? Ou se relacionar com funcionários, chefes, colaboradores dessa forma? Pesquisas indicam que cada funcionário gasta em torno de 1,9 horas por semana com conflitos, o que traz uma perda de produtividade de 91,2 horas ao ano.
Ao estarmos mais atentos ao momento presente e tomarmos decisões conscientes do que realmente necessitamos, conseguimos ter resultados mais efetivos, diminuir conflitos, melhorar relacionamentos e, até mesmo, aumentar nossa produtividade e dos que estão ao nosso redor, entre diversos outros benefícios.