Estava tão distraído que quando viu não tinha mais nada no prato? Desconta suas emoções na comida e está cansado de fazer dietas restritivas? Então conheça o Mindful Eating. O convite é fazer as pazes com sua alimentação, cuidando da sua mente, corpo e coração.
Na minha adolescência tive muitos problemas com a minha alimentação. Com 13 anos comecei a fazer dietas restritivas, as quais eram impossíveis de serem mantidas. Os efeitos sanfona das dietas, querer ser rígida em comer só o que é saudável, fez com que o amor que eu tinha a alimentação virasse uma guerra, com raiva de mim mesma. Tive compulsão alimentar, e com certeza outros transtornos alimentares.
Conheci o Mindful Eating após fazer minha formação de Mindfulness. Fui aos Estados Unidos atrás da esperança de curar minha alimentação de fato e também mostrar um caminho realmente saudável e pacífico com a alimentação. Fiz a formação como professora de M.E. pela San Diego University com a Jan Chon Bays em 2018. Estou um pouco emocionada ao escrever isso, pois realmente toca meu coração e me enche de vontade de compartilhar esse caminho com muitos seres!
Hoje minha alimentação é fonte de alegria, saúde e leveza.
O Center for Mindful Eating criou princípios com a intenção de orientar pessoas interessadas em comer atento ( Mindful Eating):
Princípios do Mindful Eating: Permitir que você se torne atento às oportunidades positivas e nutritivas que estão disponíveis.
Mindful Eating é: Através da preparação e consumo de alimentos respeitando sua própria sabedoria interior.
Usar todos os seus sentidos em escolher alimentos que são satisfatórios para você tanto quanto nutritivos para seu corpo.
Reconhecer as reações aos alimentos (gosto, neutro ou não gosto) sem julgamento.
Tornar-se atento à fome física e aos sinais de saciedade para guiar suas decisões para começar e parar de comer.
Alguém que come com atenção plena:
1. Reconhece que não existe uma maneira certa ou errada de comer, mas uma variedade de atenções ao redor da experiência da alimentação.
2. Aceita que suas experiências alimentares são únicas.
3. É um indivíduo que por escolha, direciona sua atenção baseada em momento a momento. Aumenta a atenção a como podem fazer escolhas que dão suporte à saúde e ao bem-estar.
4. Torna-se atento à interconexão entre a terra, os seres vivos, as práticas culturais e o impacto que suas escolhas alimentares têm nesses sistemas.
Agradeço a oportunidade de compartilhar essas informações com você, caro leitor.
Tamara Lencioni: instrutora de mindfulness, mindful eating e autocompaixão
Para contato: contato@tamaralencioni.com.br
Instagram: @tamaralencioni