Escrito por: Danilo Duarte - tradução de Jonh Kabat Zinn e Thich Nhat Hanh
A maneira mais fácil e eficiente de começar a cultivar Mindfulness como prática formal de meditação é simplesmente focar a atenção na respiração e ver o que acontece enquanto você mantém essa atenção. Há diversas partes do corpo em que podemos focar a atenção nas sensações associadas à respiração. As narinas, certamente, são uma delas. Se estiver observando a respiração nesse ponto, você deve focar nas sensações nas narinas à medida que o ar entra e sai. Outra parte é o tórax, conforme ele contrai e se expande. E outra ainda é o abdômen que, se estiver relaxado, dilata e se retrai a cada entrada e saída do ar.
 
Qualquer que seja o ponto escolhido, a ideia é tomar consciência das sensações que acompanham a respiração naquele ponto específico e sustentá-las no primeiro plano da consciência de momento a momento. Ao fazer isso, sentimos o ar que entra e sai pelas narinas, sentimos o movimento dos músculos associados com a respiração, sentimos o abdômen que se expande e retrai.
 
Prestar atenção à respiração significa apenas prestar atenção. Nada mais. Não implica ‘’controlar’’ ou forçar a respiração, nem torná-la mais profunda, nem mudar seu padrão ou ritmo. O ar vem entrando e saindo do seu corpo há vários anos, e é provável que você jamais tenha pensado nisso. Não há necessidade de tentar exercer controle apenas por ter decidido prestar atenção. Na verdade, tentar controlar a respiração é contraproducente. O esforço que fazemos ao prestar atenção na respiração é simplesmente o de estar em contato com a sensação de cada inspiração e cada expiração.
 
Outro erro comum que as pessoas cometem é o de supor que estamos dizendo para que pensem na respiração. Isso é totalmente incorreto. Focar na respiração não implica pensar sobre a respiração! Pelo contrário, significa tomar consciência da respiração sentindo as sensações associadas a ela, estando atento às mudanças nas características dessas sensações respiratórias.
 
Na meditação a respiração pode servir como uma âncora confiável e sempre presente para sua atenção. Ao entrar em contato com as sensações da respiração no corpo, mergulhamos abaixo da superfície agitada da mente e encontramos relaxamento, calma e estabilidade, sem ter de mudar absolutamente nada. Pode haver agitação e inquietação na superfície da mente, assim como há ondas e turbulência na superfície da água durante as tempestades. Porém, ao repousar na consciência das sensações da respiração, mesmo por alguns momentos, saímos do alcance dos ventos e somos protegidos da trepidação das ondas e de seus efeitos que causam tensão. Esse é um modo extremamente eficaz de reconexão com o potencial de calma dentro de nós. A estabilidade geral da mente melhora, mesmo em momentos muito difíceis, quando mais precisamos de equilíbrio e clareza mental.
 
Quando você praticar mindfulness na respiração, talvez descubra que fechar os olhos ajuda a aprofundar a concentração. No entanto, não é necessário meditar sempre com os olhos fechados. Se decidir mantê-los abertos, deixe o olhar desfocado na superfície à sua frente, ou no chão, e mantenha-o estável, mas sem olhar fixamente. Para sentir a respiração, esteja consciente do que você está realmente sentindo de momento a momento. Mantenha a atenção na respiração durante toda a duração de cada inspiração e de cada expiração, tanto quanto possível. Quando perceber que a mente divagou e não está mais presente às sensações da respiração, apenas observe O QUE está em sua mente nesse momento e, então, com gentileza e firmeza, traga a atenção de volta à respiração.
 
Fonte: Livro A Catástrofe Total - John Kabat-Zinn

“Nossa respiração é um chão sólido e estável, onde podemos nos refugiar. Não importando qual seja nosso clima interior - nossos pensamentos, emoções e percepções - a respiração está sempre conosco, como um amigo fiel. Quando sentimos levados, ou afundados, em uma profunda emoção, ou dispersos em preocupações ou projetos, retornamos para nossa respiração para recolher e ancorar nossa mente. Sentimos o fluxo do ar entrando e saindo de nosso nariz. Sentimos como nossa respiração funciona tão leve e natural, tão calma como pacífica. A qualquer hora, enquanto andamos, trabalhamos no jardim ou digitamos, podemos voltar para essa fonte pacífica de vida.
 
Talvez gostaríamos de recitar:
 
Inspirando, eu sei que estou inspirando. Expirando, eu sei que estou expirando.
 
Não precisamos controlar a respiração. Sinta-a como ela realmente é. Pode ser longa ou breve, profunda ou superficial. Com nossa atenção, ela naturalmente se tornará mais lenta e profunda. Respiração consciente é a chave para unir corpo e mente, e para trazer a energia de mindfulness para cada momento de nossas vidas. ”
 
Referência: Thich Nhat Hanh. Disponível em: www.plumvillage.org/mindfulness-practice
Publicações Sugeridas
12/10/2020 7 MITOS SOBRE MEDITAÇÃO POR DEEPAK CHOPRA

Apesar da crescente popularidade da meditação, os equívocos predominantes sobre a prática são barreiras que impedem muitas pessoas de tentar meditar e receber seus profundos benefícios para o corpo, mente e espírito. Aqui estão sete dos mitos mais comuns sobre meditação.

28/09/2020 ERGONOMIA NO TRABALHO E QUALIDADE DE VIDA

Conforto e bem-estar são determinantes para a produtividade dos colaboradores. O conhecimento da ergonomia e sua aplicação no ambiente de trabalho podem trazer resultados positivos para o trabalhador e para a empresa.

14/09/2020 EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS NO TRATAMENTO DE DOR CRÔNICA COM O MINDFULNESS

A dor crônica é um dos males que mais assolam o mundo. As soluções práticas, como medicação para todo e qualquer caso, não tem mais surtido o efeito desejado e começamos a perceber que o buraco está cada vez mais profundo. Tendo essa realidade em mente, mindfulness e as terapias integrativas surgem como uma possibilidade eficaz para conseguirmos aliviar as dores ou, até mesmo, lidar com elas de forma diferente.

31/08/2020 MINDFULNESS E FELICIDADE

Vivemos um período onde tudo ficou muito diferente, em meio a rotina e planos que tínhamos. Os impactos podem ser sentidos no aumento da ansiedade, de quadros de depressão etc. Mais do que nunca, é preciso trazer a consciência para o presente. Para não ficar à mercê das projeções mentais, na maioria negativas, podemos usar técnicas comprovadas cientificamente, uma delas é o Mindfulness.

17/08/2020 O QUE É MINDFUL EATING?

Estava tão distraído que quando viu não tinha mais nada no prato? Desconta suas emoções na comida e está cansado de fazer dietas restritivas? Então conheça o Mindful Eating. O convite é fazer as pazes com sua alimentação, cuidando da sua mente, corpo e coração.

03/08/2020 ESTOU SEMPRE CAINDO NO COCHILO? É NORMAL?

Cair no cochilo é uma resposta comum do nosso corpo quando ficamos parados e quietos e todos os meditadores já passaram por isso. Mas será que isso é normal? A resposta é que, existem muitas coisas envolvidas, mas talvez você simplesmente precise dormir.

08/07/2020 OS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE MINDFULNESS

Você sabia que a prática diária de Mindfulness pode trazer muito benefícios já cientificamente comprovados como a redução do estresse, redução da ansiedade, pânico e depressão. A prática também pode ajudar as pessoas que sofrem com dor crônica a viverem melhor dentre tantos outros benefícios como uma melhora significativa na qualidade de vida.

29/06/2020 NUTRIÇÃO E AUTOCONHECIMENTO

Para buscar o autocuidado, a autopercepção e seguir o caminho do autoconhecimento, prestar atenção em nós e estar atento ao que precisamos e em que medida é fundamental. Você sabia que o alimento é uma ferramenta poderosa de valor intrínseco ao nosso estado emocional, e ao nosso acolhimento?

01/06/2020 O LADO RUIM DA EMPATIA

Nós sabemos que o medo e o ódio motivam péssimas escolhas, mas devemos ficar atentos pois os nossos mais afetuosos sentimentos podem fazer o mesmo. Esse é o caso da Empatia, que tem o seu lado ruim quando o desejo de ajudar alguém pode nutrir um desejo de vingança em nós.

04/05/2020 EM TEMPOS DE CRISE: PERMITA-SE

Seu corpo e sua mente são coisas distintas ou uma coisa só? Aprenda ferramentas que podem permitir com que seu corpo e sua mente estejam mais no presente, com mais consciência e autocuidado, com uma gestão de redução do estresse e das sensações de ansiedade

02/04/2020 O QUE É EMPATIA?

Você sabia que a empatia é uma das principais características humanas que nos possibilita viver em sociedade? Sim, sem empatia não há sociedade que se sustente. Vamos compreender melhor o que é EMPATIA e por que ela tem sido cada vez mais estudada.

23/03/2020 COMO A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL ME AJUDOU A LIDAR MELHOR COM O CORONAVÍRUS?

Entenda o conceito de inteligência emocional e como estar atento aos seus próprios sentimentos pode ajuda-lo a lidar melhor com os desafios que surgem no dia-a-dia.

27/10/2019 AS 9 ATITUDES DE MINDFULNESS

Aprenda e compreenda as 9 atitudes de mindfulness criadas por Jon Kabat-Zin, o criador da metodologia e entenda mindfulness de forma mais profunda.

A Inspira Treinamentos é uma empresa de serviços focada em oferecer experiências efetivas e transformadoras para pessoas, empresas e organizações com a mais alta qualidade e responsabilidade.

Novidades

Cadastre-se para receber nosso conteúdo exclusivo, lançamentos e próximos eventos

Contato

Telefone
16 99600-8989
WhatsApp
16 99600-8989
E-mail
contato@inspiratreinamentos.com.br
Localização
Brasil
© 2019 - 2024 Inspira Treinamentos Todos os direitos resevados.