Mindfulness como janela para gerenciar as emoções
Nessa fase histórica e particular, as populações tiveram de frear de um jeito forçado, mas pelo bem coletivo. Ficou tudo muito diferente, em meio aos múltiplos afazeres e planos que tínhamos. Os impactos podem ser sentidos no aumento da ansiedade, de quadros de depressão, e nos desdobramentos na saúde física.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) já alertava que, em 2020, a depressão seria a maior causadora de afastamento laboral. E nem estava prevista uma pandemia, o que requer ainda mais disposição para olharmos as emoções e aprendermos como gerenciá-las.
Parar abruptamente, alterar a rotina, ficar em casa, trouxe alguns desconfortos. Pelas limitações do ambiente doméstico, pela insegurança em relação ao futuro, por situações que não temos como interferir, pois fogem do esperado.
Mais do que nunca, é preciso trazer a consciência para o presente, o que, curiosamente, vai nos ajudar a desconectar do pânico. Para não ficar à mercê das projeções mentais, na maioria negativas, podemos usar técnicas comprovadas cientificamente, uma delas é o Mindfulness.
A possibilidade de escolher uma trilha mais feliz
Da perspectiva Mindfulness, técnica de atenção plena ao momento presente, com benefícios à saúde comprovados cientificamente, nós podemos acolher os sentimentos que surgem, mesmo sendo difícil. Entraremos no exercício de suavizar, de trazer conforto interno, para manejar a emoção difícil, encontrar serenidade para atravessar tudo isso ou outras situações desafiadoras.
Esta ferramenta pode nos ajudar a sair da identificação completa com a mente, para tomar um distanciamento mais seguro antes de agir. Podemos ter respostas, no lugar de reações impulsivas. Surge a oportunidade de refletir como estamos cuidando de nós mesmos, o que pode ser alterado, adaptado ou reinventado no nosso modo de viver.
O modo Mindfulness permite olhar o sistema corpo, mente e emoções da posição de observador. No modo automático, apenas seguimos em padrões de pensamento que se tornaram hábito, mas nem havia sido notado até então. Trazer a atenção para o presente é um excelente exercício para nos desligarmos da cabeça, e nos conectarmos com o sentir.
Sentir é o passo para sairmos do modo frenético do fazer, parar acessar o modo ser. E quando notamos tristeza e infelicidade? Podemos reconhecer este sentimento, mas não o reduzir ao que somos. Posso reconhecer: estou infeliz. Mas também saber que já fui feliz e manter a esperança de que ainda serei, trazendo, inclusive, o abraço da compaixão. Desse ponto, posso definir que preciso fazer algo para mudar a sensação ou para alterar uma situação.
Não necessariamente iremos controlar os pensamentos. O convite da prática é justamente receber o turbilhão de pensamentos e emoções, notar o barulho que fazem e ter a sensibilidade de não gritar com eles. Podemos chegar à capacidade de sorrir para estes visitantes indesejados, sem negar o incômodo interno que estão causando, porém, escolhendo não promover outros problemas a partir deles.
Olhando o ir e vir dos nossos pensamentos, trazendo a atenção para o corpo, trazemos espaço para focar no presente, e nisso, na própria dinâmica do funcionamento cerebral, a força do diálogo mental também se acalma. Não é algo simples, mas é possível. Soltar o controle, a resistência de sentir algo desagradável, vai promovendo novos ângulos de perceber, de agir, de escolher como se cuidar, interna e externamente.
As criações da mente constroem cenários editados sobre capítulos anteriores, em variações infinitas. A prática de Mindfulness promove a possibilidade de observar o padrão mental condicionado, tomar uma certa distância, em uma gentil abertura para novos parágrafos. O estado de consciência ajuda a olhar para dentro com amor, sem julgamento, de forma a cultivar a serenidade, individual e coletiva.
Uma escola que orienta sobre felicidade
A Escola Feliz Vida Livre foi criada há 5 anos, por Elair Floriano e Carla Cabral. Em cursos, palestras e workshops compartilham conteúdo com embasamento científico sobre como é possível ser mais feliz, otimista, descobrir forças internas para ter mais bem-estar, saúde e criatividade em todos os âmbitos da vida.
Elair Floriano: Mindfulness Teacher Accredited and Certified BMT I Mindfulness Centre Of Excellence e Coach in Applied Positive Psychology
Para contato: www.felizvidalivre.com
Instagram: @felizvidalivre