Esta é uma resposta muito comum quando ficamos parados e quietos e acontece com todos os meditadores. A resposta curta é: ‘’Não se preocupe com isso’’ mas provavelmente esta não é uma resposta muito satisfatória, então …
Pode haver muitas coisas envolvidas aqui, o mais provável é que você simplesmente precise dormir. Muitos de nós vivemos em um ambiente muito acelerado, tanto no trabalho quanto em casa, e estamos em um estado praticamente contínuo de privação de sono. Outra possibilidade é que quando nos movemos do modo fazer-fazer-fazer para nos deitarmos ou sentarmos quietos, nosso corpo ‘’pensa’’ que deve ser a hora de dormir, porque não temos muita experiência em ficar quieto e alerta o mesmo tempo. Ser/Estar calmo externamente, enquanto mantendo um estado vivido consciente e alerta é uma habilidade especial que estamos desenvolvendo através das práticas deste curso.
Qualquer que seja a causa, veja se você pode ficar curioso sobre como é a sonolência no corpo e na mente. Precisamente como você se sente - onde começa a sonolência, como você percebe isso pela primeira vez? Observe, também, se você tem um julgamento sobre adormecer (‘’Eu não devo estar fazendo isso certo’’). A ATENÇÃO PLENA NÃO É, na verdade, uma questão de mudar sua experiência, trata-se de conscientizá-la completamente, mesmo que você esteja consciente de sua sonolência e / ou julgamento a respeito dela.
Para evitar que cochile tão facilmente, você pode tentar a meditação com os olhos abertos ou parcialmente abertos, com um olhar suave, enquanto mantém o foco na experiência interior. Se você estiver fazendo uma meditação sentada, pode sentar-se mais de modo que não esteja encostado no encosto. Dessa forma, se você começar a adormecer, a parte superior do corpo pode cair e relaxar, e você acordará, para que você possa continuar a meditação.
Se você está fazendo uma varredura do corpo e abrir os olhos não ajudar, você pode fazê-lo sentado em uma cadeira. Outra opção é criar o que chamo de ALARME DE SONO DE ANTEBRAÇO. Para fazer isso, ao deitar-se de costas, levante o antebraço direito ou esquerdo, dobrando o braço em 90 graus no cotovelo, de modo que o antebraço fique na vertical e no ar, enquanto o cotovelo e o braço permanecem no chão. Com um pouco de experimentação, você pode encontrar o ponto de equilíbrio onde você pode manter essa posição com uma gentil atenção, mantendo seu antebraço equilibrado sobre o cotovelo.
Fazendo isso dessa maneira, seu braço caindo para um lado ou para o outro fará com que você saiba que você se afastou da prática.
Se nada aqui mencionado funcionar, então é possível que você precise mais do sono do que da meditação. Se for esse o caso, veja se você pode se permitir desfrutar do descanso que seu corpo claramente precisa.
EU NÃO DURMO, MAS CONTINUO À DERIVA, PERDENDO PARTES INTEIRAS DA MEDITAÇÃO…
Pode parecer que há mais ‘’desvios’’ em pensamentos, sentimentos e imagens do que‘’meditação’’, especialmente no começo. Mas, no MINDFULNESS, consideramos que tudo o que entra em consciência faz parte da meditação, mesmo quando estamos ‘’nos afastando’’ do objeto de meditação, seja a respiração em uma meditação sentada ou a sensação corporal em uma prática de corpo consciente ou de yoga.
Quando perceber que se extraviou, simplesmente retorne com cuidado, mas com firmeza, à orientação ou ao objeto da consciência. Toda vez que você faz isso, você está, de fato, ‘’acordando’’; para a sua experiência do momento presente, e é motivo de celebração. Dan Harris, o âncora da ABC News que teve um ataque de pânico no ar em 2004 e o autor de 10% Happier diz que toda vez que você se torna consciente de sua mente vagando, você está quebrando um hábito de estar perdido no passado, ou no futuro, perdendo o que está bem na sua frente.
NO EXAME DO CORPO, TENHO DIFICULDADE EM ENCONTRAR SENSAÇÕES EM PARTES DO MEU CORPO...
A maioria de nós não está acostumada a prestar atenção às sensações corporais e, conforme você segue a orientação, você pode não sentir nada em particular em algumas ou mesmo em muitas partes do corpo. É suficiente simplesmente estar atento à respiração ou ao corpo, de modo que, quando algo se apresenta, é mais provável que você perceba. Isso também é mindfulness, mesmo que você não esteja sentindo nenhuma sensação distinta.
Com o tempo, com a prática, você notará sensações que ainda não tinha percebido. Outra coisa que pode ajudar a familiarizar-se com suas percepções é observar a lista no final da descrição do Body Scan feita por Jon Kabat-Zinn. Observe que a lista inclui emoções e pensamentos além da sensação corporal. Por exemplo, você pode perceber que está impaciente consigo mesmo ou ter pensamentos sobre querer sentir alguma coisa, mas não sentir nada. Isso também é consciência.
Como acontece com todas as práticas de mindfulness, veja se é possível ser curioso e amigável para qualquer que seja a sua experiência, mesmo que os pensamentos sejam dirigidos a coisas que você não quer experienciar.
Referência: https://palousemindfulness.com/FAQ.html#keep-nodding-off